Você sabe qual foi o grande poder que o consumidor conquistou com a internet?

Vai pensando que daqui a pouco vou te contar. Antes preciso te dizer que que este poder transformou o consumidor em um MEGA CONSUMIDOR. Agora muito mais exigente ao ponto de revolucionar o mercado e as estratégias de marketing das empresas de todos os portes.

Aquele papo de “meu diferencial é a qualidade” não cola mais. Tampouco o famoso “diferencial por preço”. Ou você é diferente de verdade e relevante no mercado ou você está FORA. A geração de conteúdo surgiu para provar isso.

“Ou você é diferente de verdade e relevante no mercado ou você está FORA”.

A poucos anos atrás quem tinha algum conhecimento sobre o produto era o vendedor. Ele não entendia tudo de todos os produtos da loja mas detinha alguma informação. Quando as pessoas queriam saber de alguma nova tecnologia elas corriam para as lojas e muitos já tinham os seus vendedores de confiança.

A internet difundiu a informação e fez com que o conhecimento sobre o produto estivesse disponível para TODOS. Para termos uma ideia pesquisas indicam que 60% da decisão de compra do consumidor é tomada antes mesmo dele falar com um vendedor. O consumidor de hoje conhece o seu produto e de todos os seus concorrentes [talvez melhor do que você] e só vai recorrer a uma consulta física (pessoalmente ou por telefone) para esclarecer detalhes.

“[…]60% da decisão de compra do consumidor é tomada antes mesmo dele falar com um vendedor”.

O Consumidor 4.0 (omnichannel, digital, como quiser chamar) vai escolher para resolver suas dores não mais um vendedor mas um ESPECIALISTA. Será alguém que tenha autoridade comprovada nos segmentos, produtos ou serviço desejados. Você precisa hoje provar para o cliente que você é de fato a solução para o que ele procura.

A maneira mais eficaz de fazer isso é a gerando conteúdo. Produzindo um conteúdo de qualidade você será encontrado por pessoas que buscam o que você vende. O consumo deste conteúdo educa o seu cliente a respeito do produto e constrói autoridade da sua marca.

Para idealizar um funil de mídia (neste caso simplificado) responda as seguintes perguntas:

1: Qual a jornada de compra do meu consumidor? Mapeie o caminho deste consumidor do dia que ele resolver pesquisar sobre o tema até o dia que ele fecha o negócio.

2: Quais os materiais eu posso oferecer para ele? Tenha sempre como objetivo educar o cliente, tornar-se relevante para ele e ajudá-lo na tomada de decisão.

3: Quais as mídias, formatos e canais que este consumidor consome seus conteúdos? Idealize vídeos, imagens, infográficos, planilhas e outros materiais que você possa ofertar para ajudá-lo na decisão. Descubra quais canais ele utiliza para buscar este conteúdo e posicione-se lá.

Posicionando a sua marca com conteúdos relevantes você vai ganhar seguidores engajados com a sua causa. 😉 Acertou quem falou que o poder conquistado pelo novo consumidor foi CONTROLAR A JORNADA DE COMPRA.

Preparamos um E-book completo e gratuito com informações privilegiadas de como gerar um conteúdo de qualidade para seus clientes. Para para baixar é só CLICAR AQUI.


Gabriel Rocha
Gabriel Rocha

Mestrando em Neuromarketing na World Christian University, iniciou sua carreia como gestor de grandes projetos de sistemas e comunicação em Santa Catarina e no Paraná. Se apaixonou pelo Marketing Digital e decidiu abrir sua própria agência. Com o objetivo de suprir a carência de marketing no ramo imobiliário fundou em 2017 junto com seu amigo Fabiano Motta a Owll Estratégia & Marketing. Gabriel é especialista em gerar oportunidades através dos ambientes digitais. Por ser Administrador de Empresas possui uma visão ampliada do marketing aplicada a modelos de negócios.

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